História

A Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAA-ES) surgiu com o intento de garantir a qualidade de vida dos advogados do Estado devidamente inscritos no Conselho da Seccional e prestar auxílio aos seus associados através dos benefícios oferecidos.

Fundada quinze anos após o Decreto de Lei N.4563, no dia 10 de dezembro de 1957, pelo então presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Espírito Santo, Dídimo de Moraes, a primeira diretoria foi eleita no dia 15 de maio de 1963 tendo Philogomiro Lannes como primeiro presidente, sucedido por Telmo do Couto Teixeira. A primeira sede foi locada junto à sede da OAB-ES, na Avenida Governador Bley, 186 – na sala 802 do edifício Bemge, localizado no Centro de Vitória, onde funcionou até o ano de 2010.

O advogado Dídimo de Moraes presidiu a entidade de 1967 à 1978, sucedido por Luiz Fernando Garcia Marques, que atuou de 1979 à 1993. Durante este período, os primeiros benefícios da Caixa foram implementados, como o Auxílio Socorro, Financeiro e os Planos de Saúde e Odontológico.

No ano seguinte, Jocelan Alves Corrêa assumiu a entidade. Durante seu mandato, o então presidente instituiu a área comercial da CAA-ES com a abertura da Livraria, Farmácia e Ótica dos Advogados que ofereciam descontos exclusivos para a categoria. Além disso, foram construídos os consultórios odontológicos próprios da instituição, hoje localizados nos municípios de Vitória, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim. Jocelan permaneceu no cargo de presidente até julho de 2004, quando renunciou. O então vice-presidente da diretoria da CAA-ES, Sebastião Gualtemar Soares, foi responsável por assumir a gestão. Seu papel enquanto diretor foi regularizar os processos da entidade e manter os serviços até o fim de seu mandato, em dezembro de 2006.

Em 1º de janeiro de 2007, assume a presidência o advogado Carlos Magno Gonzaga Cardoso. Em sua gestão, Carlos Magno deu sequência aos projetos da diretoria anterior e realizou a implementação de outros dois importantes benefícios aos advogados. Visando em atualizar o jovem advogado, instituiu no Estado o Programa Nacional de Modernização da Advocacia (Promad). Outro grande feito foi a compra de três veículos para dar início ao Projeto Interfóruns no fim de seu mandato, em dezembro de 2009. As três vans fazem o trajeto entre Varas e Tribunais dos municípios da Grande Vitória, auxiliando o transporte dos advogados na região metropolitana.

Empossada em janeiro de 2010, a diretoria presidida por Carlos Augusto Alledi de Carvalho trabalhou com foco no desenvolvimento de ações para os advogados. No primeiro ano de atuação, uma grande conquista foi alcançada com a mudança da sede para o térreo do edifício Ricamar, localizado na Rua Alberto de Oliveira Santos, 59 – Centro de Vitória, local onde também funciona a sede da OAB-ES. Com a nova localização, a CAA-ES ganhou mais visibilidade e contato com os associados. Além disso, possibilitou o desenvolvimento de novos projetos, com a definição dos setores internos e admissão de novos profissionais.

A área comercial da CAA-ES – Farmácia, Livraria e Ótica – foi fechada e terceirizada. Os advogados contam os estabelecimentos conveniados que garantem descontos diferenciados exclusivos à categoria. A rede de parceiros aumentou consideravelmente, contabilizando cerca de 250 convênios firmados com lojas de variados segmentos de todo o Estado. Os consultórios passaram por reformas para melhor atender os associados e o plano de saúde passou a ser comercializado e adquirido via consultora especializada, que garante preço menor ao do mercado.

Outros projetos também foram implementados, garantindo o bem-estar dos advogados e sua família. O “CAA-ES Materna” é um auxílio financeiro direcionado às advogadas mães que consiste do reembolso da anuidade paga pela profissional. O “Auxílio Funeral” e o “Auxílio Fatalidade” são oferecidos à família de profissionais que vieram à óbito. E o projeto “Interiorização CAA-ES: Equipando para melhor servir”, que tem o objetivo de equipar salas em todas as 17 Subseções da OAB e Tribunais para atender os advogados que atuam no Interior do Estado. O avanço foi contemplado graças ao auxílio do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA).

No início de 2013, é empossada a diretoria do triênio 2013/2015, onde Carlos Augusto Alledi de Carvalho continua na presidência junto à seu novo conselho: Cleria Maria de Carvalho, Vice-Presidente, Tarcizio Pessali, 1° Secretária Geral, Suzana Roitman, 2ª Secretária Geral Adjunta, Ivan Neiva Neves Neto, Tesoureiro, e os Conselheiros Florisvaldo Dutra Alves, Paula Wanessa Lopes Bastos, Jayme Henrique Rodrigues dos Santos.

Rua Alberto de Oliveira Santos, 59
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