(27) 3232-3600

CAAES adere à campanha da OAB Nacional contra o Assédio

2 de maio de 2022

O assédio moral, infelizmente, é algo recorrente no ambiente de trabalho, mas poucas pessoas sabem que ele pode ocorrer entre o superior hierárquico e o subordinado ou entre pessoas com o mesmo cargo, ou ainda, apesar de ser menos comum, entre o subordinado e a sua chefia.

De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o número de denúncias de assédio moral cresceu mais de 10% no último ano, com relação ao anterior. Entre janeiro e junho foram registradas 27.117 novas ações, enquanto no mesmo período em 2020, foram 24.489 casos registrados.

O assédio moral trata-se do ato de constranger, humilhar, diminuir e rebaixar a pessoa, ofendendo reiteradamente, não pode ser uma discussão pontual. Na advocacia, as mulheres, principalmente, sofrem muito com o assédio moral. O assédio sexual é também outro empecilho que precisa ser superado.

Nesta segunda-feira, 2 de Maio, é o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, e a Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES) chama a atenção para essa data, exatamente para evitar que esse tipo de ocorrência aconteça, pois todos saem perdendo. Afeta a saúde mental do trabalhador e sua produtividade, o que acaba prejudicando a empresa onde ele trabalha.

CAAES e OAB de mãos dadas na luta

Por saber a importância do tema, a Caixa de Assistência dos Advogados aderiu à campanha da OAB Nacional, lançada em março, que enfatiza a importância da advocacia sem assédio para garantir o bem-estar dos advogados e o bom andamento da advocacia.

Como denunciar

No ambiente de trabalho, a vítima pode procurar o setor de Recursos Humanos de sua empresa e fazer a denúncia. No caso do advogado, ele pode procurar a Comissão de Direitos e Prerrogativas, que irá dar todo apoio necessário, pelo e-mail prerrogativas@oabes.org.br ou pelo telefone 99946-3254.

CAAES também atenta ao assédio sexual

NÃO É NÃO! A CAAES Mulher luta pelo direito da mulher advogada exercer livremente e com dignidade as suas atribuições.

É preciso combater e prevenir as condutas reconhecidas como assédio, desconstruindo e erradicando qualquer atitude que possa ser considerada constrangedora, principalmente no local de trabalho, escritórios e fóruns, garantindo a proteção dos direitos fundamentais e o livre desenvolvimento da mulher advogada no mercado de trabalho.

As Advogadas não estão sozinhas, a luta não é de uma, é de todas e de todos, e a CAAES Mulher está ao lado DELAS na luta contra qualquer tipo de assédio.

Assessoria de Comunicação – CAAES
Angeli dos Anjos, Eduardo Caliman, Marcos Pocidonio e Micaelly Rupf
comunicacao@caaes.com.br | asscom@caaes.com.br
Tel: (27) 2142-9019

Advogadas participam do primeiro Empretec voltado para mulheres

28 de junho de 2022

Leia mais

Interfóruns terá mudança na rota de Viana nesta quinta-feira (30)

27 de junho de 2022

Leia mais

Presidente da CAAES fala de benefícios da Instituição durante solenidade de entrega de Carteiras

24 de junho de 2022

Leia mais

CAAES Presente! Conselheiras finalizam visitas às 19 subseções do Estado

24 de junho de 2022

Leia mais