(27) 3232-3600

CAAES adere à campanha da OAB Nacional contra o Assédio

2 de maio de 2022

O assédio moral, infelizmente, é algo recorrente no ambiente de trabalho, mas poucas pessoas sabem que ele pode ocorrer entre o superior hierárquico e o subordinado ou entre pessoas com o mesmo cargo, ou ainda, apesar de ser menos comum, entre o subordinado e a sua chefia.

De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o número de denúncias de assédio moral cresceu mais de 10% no último ano, com relação ao anterior. Entre janeiro e junho foram registradas 27.117 novas ações, enquanto no mesmo período em 2020, foram 24.489 casos registrados.

O assédio moral trata-se do ato de constranger, humilhar, diminuir e rebaixar a pessoa, ofendendo reiteradamente, não pode ser uma discussão pontual. Na advocacia, as mulheres, principalmente, sofrem muito com o assédio moral. O assédio sexual é também outro empecilho que precisa ser superado.

Nesta segunda-feira, 2 de Maio, é o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, e a Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES) chama a atenção para essa data, exatamente para evitar que esse tipo de ocorrência aconteça, pois todos saem perdendo. Afeta a saúde mental do trabalhador e sua produtividade, o que acaba prejudicando a empresa onde ele trabalha.

CAAES e OAB de mãos dadas na luta

Por saber a importância do tema, a Caixa de Assistência dos Advogados aderiu à campanha da OAB Nacional, lançada em março, que enfatiza a importância da advocacia sem assédio para garantir o bem-estar dos advogados e o bom andamento da advocacia.

Como denunciar

No ambiente de trabalho, a vítima pode procurar o setor de Recursos Humanos de sua empresa e fazer a denúncia. No caso do advogado, ele pode procurar a Comissão de Direitos e Prerrogativas, que irá dar todo apoio necessário, pelo e-mail prerrogativas@oabes.org.br ou pelo telefone 99946-3254.

CAAES também atenta ao assédio sexual

NÃO É NÃO! A CAAES Mulher luta pelo direito da mulher advogada exercer livremente e com dignidade as suas atribuições.

É preciso combater e prevenir as condutas reconhecidas como assédio, desconstruindo e erradicando qualquer atitude que possa ser considerada constrangedora, principalmente no local de trabalho, escritórios e fóruns, garantindo a proteção dos direitos fundamentais e o livre desenvolvimento da mulher advogada no mercado de trabalho.

As Advogadas não estão sozinhas, a luta não é de uma, é de todas e de todos, e a CAAES Mulher está ao lado DELAS na luta contra qualquer tipo de assédio.

Assessoria de Comunicação CAAES
Angeli dos Anjos, Eduardo Caliman, Marcos Pocidonio e Micaelly Rupf
comunicacao@caaes.com.br | asscom@caaes.com.br
Telefone: (27) 3232-3600

Não perca! A vacinação antigripal em Vila Velha acontece nos dias 18 e 19 de abril

17 de abril de 2024

Leia mais

Confira as fotos das últimas entregas de Certificados Digitais Gratuitos para a Jovem Advocacia

17 de abril de 2024

Leia mais

Vacine e Proteja: Advogados se imunizam contra a gripe na sede da CAAES

16 de abril de 2024

Leia mais

Mais de 500 advogados e dependentes são imunizados contra a gripe no Dia D CAAES

15 de abril de 2024

Leia mais