(27) 3232-3600

CAAES entrevista médico cardiologista, que orienta sobre prevenção e tratamento da hipertensão

27 de abril de 2020

O cadastramento dos advogados para a vacinação contra a gripe acendeu um alerta e trouxe preocupação à Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES)!

A partir da análise do perfil dos advogados cadastrados na campanha de vacinação CAAES 2020, a Instituição verificou que grande parte dos inscritos, relativamente jovens, declarou pertencer ao grupo de risco, por portar doenças crônicas relacionadas ao hábito de vida, tais como obesidade, hipertensão e diabetes. A classificação de pertença ao grupo de risco, influenciou diretamente na ordem de prioridade para obter a vacina tetravalente.

Os cuidados adotados pela Caixa de Assistência, visando zelar pela saúde e bem-estar da advocacia, acontecem por meio da oferta de diversas modalidades esportivas, que são praticadas por vários advogados. Durante o período de quarentena, a prática das modalidades em campo foi suspensa, subsistindo apenas as aulas online da modalidade de circuito funcional. Analisando o perfil cadastrado pelos profissionais que se enquadraram no grupo de risco, foi possível observar que eles não são adeptos das práticas esportivas ofertadas pela Instituição.

Diante desse cenário preocupante, e aproveitando que nesse domingo, dia 26 de abril, foi o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Pressão Arterial, a equipe de reportagem da CAAES buscou informações a respeito, para auxiliar na prevenção e também no tratamento daqueles que possuem a doença. Confira a entrevista com o especialista Dr. Fabiano Rua Ribeiro, que atua como cardiologista na empresa Unimed.

Reportagem – Fale um pouco sobre a hipertensão.

Dr. Fabiano Rua Ribeiro – A hipertensão arterial é um dos mais importantes problemas de saúde no Brasil e no mundo. É muito prevalente, acometendo cerca de 25 a 30% da população brasileira, e está associada a doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. Essas, por sua vez, são responsáveis por pelo menos 30% de todas as mortes no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde de 2016.

Reportagem – O que causa a hipertensão?

Dr. Fabiano Rua Ribeiro – O que leva o indivíduo a desenvolver hipertensão não é uma causa única e sim várias causas. Os fatores de risco são: idade, ingestão de sal, fatores genéticos, obesidade e consumo de álcool.

Reportagem – Como descobrir se sou hipertenso?

Dr. Fabiano Rua Ribeiro – O diagnóstico é feito com a aferição dos níveis de pressão arterial, que pode ser feita no consultório, na residência ou por Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA).

Reportagem – Quais os sintomas? O que a hipertensão pode causar?

Dr. Fabiano Rua Ribeiro – Na grande maioria das vezes a hipertensão arterial se comporta sem sintoma, ou seja, a única maneira de diagnosticar é com as medidas da pressão. Desse modo, muitos pacientes assintomáticos não têm o diagnóstico da doença e, muitas vezes, irão abrir o quadro clínico com as principais complicações: AVC, Infarto do Miocárdio e Morte Súbita.

Reportagem – Qual o tratamento para a doença?

Dr. Fabiano Rua Ribeiro – Seu tratamento é feito com medicações de uso crônico, já que não há cura da doença, apenas seu controle. Porém, com controle bem feito, comprovadamente reduzimos a incidência de complicações (em especial AVC e Infarto).

Reportagem – Como prevenir a hipertensão?

A atividade física é extremamente importante e recomendada na prevenção de doenças cardiovasculares. Ajuda na vasodilatação, com melhora da pressão arterial, aumento dos níveis de colesterol bom, além de redução de peso. Além disso, libera serotonina e endorfina, que melhoram o bem estar e reduzem estresse. É recomendável para todas as pessoas, independente do risco cardiovascular. Faz bem para a saúde física e mental.

Reportagem – O senhor gostaria de fazer alguma consideração final?

Dr. Fabiano Rua Ribeiro – Portanto, fica bem claro que uma doença com elevada prevalência em nossa população, que gera gastos altíssimos para nosso Sistema de saúde público e privado, e que tem possibilidade de controle, deve ser mais bem investigada e tratada. Isso geraria menos gastos e, sem dúvida, muito mais qualidade de vida a todos nós.

Setor de Comunicação – CAAES
Angeli dos Anjos, Micaelly Rupf e Margarett Kuster. 
comunicacao@caaes.com.br
Tel: (27) 99697-5958

Categorias

NOTÍCIAS

Com o apoio da CAAES, Sebrae discute geração de renda e inovação no Encontro Estadual de Economia de Impacto

27 de março de 2024

Leia mais

A CAAES tem 4 novos convênios para a advocacia! Confira.

27 de março de 2024

Leia mais

CAAES entrega certificados digitais para jovens advogados

26 de março de 2024

Leia mais

CAAES não funcionará nos dias 28 e 29 de março

25 de março de 2024

Leia mais