(27) 3232-3600

Setembro Amarelo: é hora de falar sobre o suicídio

9 de setembro de 2020

Por muito tempo as pessoas evitaram falar sobre o suicídio e isso acabava fazendo com o que o problema se tornasse ainda maior. Atualmente, campanhas como o Setembro Amarelo chamam a atenção para uma das maiores causas de mortes entre jovens. “O suicídio é a segunda maior causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos de idade”, afirma o psicólogo e psicoterapeuta da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES), Elias Gomes.

Elias Gomes, psicólogo e psicoterapeuta.
CRP 16/2438

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorre um suicídio a cada 40 segundos no mundo. “Apesar de as mulheres serem responsáveis pela maioria das tentativas de suicídios, os homens utilizam meios mais agressivos, o que faz com que 75% dos casos de suicídio tenham eles como protagonistas”, explicou o psicólogo.

Observe os sinais e ajude a salvar vidas

Diversos motivos podem levar alguém a tentar suicídio, como angústia, a morte de alguém muito querido, uma decepção amorosa ou uma derrocada financeira. “Geralmente a vítima de suicídio sente uma dor com que não sabe lidar, e a deixa desesperançosa, sem acreditar que ela possa mudar esse quadro. Se vê sem muita saída e acredita que já tentou de tudo e começa a achar que seja melhor para as outras pessoas que ela não exista no mundo”, detalhou Elias Gomes.

Outro fato que o especialista chama atenção é de que às vezes as pessoas que precisam de ajuda são aquelas que não expressam tristeza, nem angústia, pelo contrário, elas já têm mesmo dificuldade de mostrar o que estão sentindo, mas soltam falas como “quero sumir”, “quero morrer”, “nada faz sentido”, “não faço diferença na vida das pessoas”. São vários sinais que podem apontar um potencial suicida.

A CAAES no combate ao suicídio

A CAAES sabe a importância de se ter um profissional para dar apoio psicológico às pessoas, principalmente nesse período atípico de pandemia. Por isso, mantém à disposição dos advogados o serviço de atendimento psicológico. Se você precisa de ajuda ou conhece alguém, entre em contato com o serviço social da Caixa de Assistência, pelo (27) 99855-4933, ou com o psicólogo Elias Gomes, pelo e-mail assistencia.psicologica@caaes.com.br ou pelo WhatsApp (27) 98827-1687.

Assessoria de Comunicação – CAAES
Angeli dos Anjos, Micaelly Rupf e Margarett Kuster. 
comunicacao@caaes.com.br | asscom@caaes.com.br
Tel: (27) 2142-9019 | (27) 99697-5958

Categorias

NOTÍCIAS SAÚDE

Com o apoio da CAAES, Sebrae discute geração de renda e inovação no Encontro Estadual de Economia de Impacto

27 de março de 2024

Leia mais

A CAAES tem 4 novos convênios para a advocacia! Confira.

27 de março de 2024

Leia mais

CAAES entrega certificados digitais para jovens advogados

26 de março de 2024

Leia mais

CAAES não funcionará nos dias 28 e 29 de março

25 de março de 2024

Leia mais